
Cozinhando o Bem
Geleia de Toranja
12/09/2023
Dando continuidade ao Projeto “Cozinhando o Bem” idealizado e iniciado pela Nutricionista Raissa Perez, a qual tenho o prazer de servir junto no CASACAP na ação de Segurança Alimentar, falaremos hoje de uma fruta que virou a grande novidade nos últimos meses no CASACAP: a grapefruit, também conhecida como toranja.
Uma fruta que ao primeiro olhar pode confundir muitas pessoas por ser semelhante a uma laranja ou tangerina, porém sua polpa varia do amarelo ao rosa e possui um sabor bem característico, predominantemente amargo. A toranja originou-se na ilha de Barbados de um cruzamento entre uma laranja e uma grande fruta cítrica chamada pomelo. A fruta não é muito conhecida e apreciada no Brasil, tendo cerca de metade da produção mundial transformada em suco.
Embora a toranja seja composta principalmente de água, é um alimento muito saudável, com alto teor de vitaminas (A e C, complexo B), minerais (potássio, fósforo), fibras e antioxidantes (licopeno). Na verdade, uma toranja inteira fornece, em média, 100% das necessidades diárias de vitamina C, um poderoso antioxidante que é ótimo para o sistema imunológico, e 50% das necessidades diárias de vitamina A, que é muito importante para a saúde ocular e, como a vitamina C, apoia o sistema imunológico e ajuda a proteger contra a inflamação.
Porém, pessoas que fazem uso de determinadas medicações devem ficar atentas ao consumo da fruta. A toranja pode bloquear uma enzima que ajuda o corpo a metabolizar certos medicamentos. Se esta enzima é bloqueada, uma quantidade maior da medicação pode permanecer e se acumular na corrente sanguínea, causando níveis muito altos da mesma, podendo levar a uma toxicidade.
Alguns dos medicamentos cujo metabolismo pode ser afetado pela toranja incluem:
- Atorvastatina, lovastatina e sinvastatina (medicamentos para baixar o colesterol);
- Fexofenadina (um medicamento para alergia);
- Nifedipina (um medicamento para a pressão arterial);
- Ciclosporina (um imunosupressor).
Por isso, quem faz uso de tais medicações deve evitar o consumo da fruta. Mas pessoas saudáveis que não utilizam essas drogas podem consumi-la normalmente.
Nos últimos meses, os doadores tem abençoado o CASACAP com dezenas de caixas de toranja semanalmente, e junto com essa novidade veio muita curiosidade com a fruta. Conversando com irmãos de uma das Instituições cadastradas e atendidas pelo Centro de Ação Social, a Comunidade Terapêutica Alcançando Vidas,pude ouvir um pouco mais sobre a forma que eles utilizam e consomem a fruta.
O pastor Ulisses Gomes, fundador da instituição que desde 2016 acolhe pessoas em situação de vulnerabilidade e que sofrem com uso abusivo de drogas, explicou que lá eles utilizam a fruta para temperar carnes. Para tanto eles cortam e espremem a fruta até que saia todo o suco, e o utilizam para marinar carnes. Com a a casca que sobra eles produzem doces e geleias.
Formas de consumir a toranja:
- Ao natural, descascando e comendo a polpa da fruta;
- Suco;
- Utilizar o suco como tempero para carnes;
- Adicionar os gomos da fruta em cima de saladas verdes;
- Geleia.
Receita da geleia de toranja
Ingredientes:
- 3 xícaras de polpa (só os gominhos) de toranja;
- 1 xícara de açúcar;
- 3 cravos (opcional).
Modo de fazer:
Esprema ligeiramente os gominhos de toranja, junte o açúcar e o cravo, se for usar, e leve ao fogo, mexendo sempre, até o açúcar dissolver e formar um doce cremoso.
Sobre:
Betina Lia é Nutricionista graduada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2017). Especialista em Nutrição Clínica com ênfase em Pediatria na modalidade Residência pelo Hospital Universitário Pedro Ernesto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - HUPE/UERJ (2021). Possui Aperfeiçoamento nos moldes Fellow em Nutrição em Oncologia e Hematologia Pediátrica no Instituto Nacional de Câncer -INCA/HC1 (2023).