Psicoterapia em grupo
15/06/2022Nosso primeiro grupo se desenvolveu, num momento-chave da pandemia, as aulas presenciais do sistema público estavam em retomada e também a proximidade das provas do ENEM, um período fomentado pela ansiedade, perspectivas de frustração, diminuição da restrição de convivência e novas regras a serem seguidas.
Tivemos um aumento expressivo dos casos de depressão, o luto foi e continuará sendo um tema presente, o suicídio, não mais um tabu, mas um tema real para se discutir, pois surgiram casos nas comunidades próximas, agora tinham nome, compartilhavam as mesmas escolas, amizades, faixa etária, sentimentos e problemas.
O isolamento social provocou descobertas, forçou a convivência familiar ou na maioria dos casos, no contexto que nos cerca, a falta dela. O isolamento emocional desestruturante precisava ser enfrentado.
Muitas mães pedindo ajuda por suas filhas e por si mesmas. Era hora de iniciarmos o trabalho em grupo!
A Psicoterapia em Grupo nos leva a conhecer pessoas que passam por problemas semelhantes, se perceber acolhido e compreendido não apenas pela psicóloga mediadora, mas por pessoas reais que enfrenta, as mesmas coisas. É alívio para quem percebe que não está mais sozinho!
Poder desabafar temas da sua vida e escutar experiências de outras pessoas, exponencialisa a perspectiva de amadurecimento.
A Psicoterapia em Grupo prepara as pessoas para relacionamentos mais saudáveis, intrapessoal e interpessoal. Redes de apoio são incentivadas, referências positivas de superação e novos padrões de saúde emocional são criados.
Por fim, o diferencial do atendimento em grupo é o número de pessoas em terapia, os objetivos comuns do grupo que abraçam os objetivos pessoais. A mediação é feita com técnicas e exercícios terapêuticos.
Os encontros têm duração média de uma hora e meia a duas horas, durante 12 semanas. Nesse período, também é feito intervenções em sessões individuais presenciais ou on-line.
Outro diferencial foi proporcionar também escuta e aconselhamento psicológico para o grupo de mães. Apresentar novas oportunidades de convivência e novos vínculos sociais e referências espirituais dentro da estrutura CASACAP/IRVG, para essas famílias.
Seguimos investigando para onde podemos expandir, e quais novos nichos podemos atencionar.
No primeiro trimestre de 2022 começamos um novo grupo psicoterapêutico para meninas a partir de março. As inscrições foram realizadas em fevereiro, com entrevistas individuais através da secretaria do CASACAP para a implantação do grupo de Orientação Vocacional, atendendo alunos de forma geral do Ensino Médio.
O que vejo é que o CASACAP tem oferecido ao longo dos anos inspiração e ferramentas para transformação de vidas. Entendo que isso acontece porque o amor de Deus sempre nos lembra que há um Futuro e uma Esperança! Que tenhamos, em Deus, dias extraordinários e produtivos!
Por Adriana Azevedo | Psicóloga Orientadora Vocacional