
Conta-gotas
Inclusão cultural para adolescentes do CASACAP

Por pastor Washington Campello
Em nossa região, Zona Oeste do Rio de Janeiro, moradores de comunidade não têm acesso fácil a programação cultural de nossa cidade.
No dia 31 de agosto de 2023 o CASACAP recebeu 20 ingressos para levar adolescentes, que estão inscritos no projeto, para assistir a um concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira - OSB na Cidade das Artes. Foi uma experiência única na vida daquelas crianças, pois muitas nunca tinham assistido esse tipo de espetáculo e nem, sequer, conheciam a Cidade das Artes.
Os projetos artísticos oferecem oportunidades para o aprimoramento de habilidades e talentos, além de proporcionar novas experiências e ampliar o repertório cultural de pessoas de diversas comunidades, proporcionando um espaço para que esses indivíduos possam aprender a se expressar.
Além disso, a inclusão cultural contribui para estimular o desenvolvimento integral desses jovens e adolescentes, considerando os aspectos cognitivos, artísticos e culturais.
Depoimento
Raíssa de Lima Perez, uma das monitoras na ida à Cidade das Artes, deu o seguinte relato:
"Com as artes plásticas e visuais, os adolescentes são estimulados a praticar as habilidades de observação, senso crítico, criatividade, imaginação e de entendimento do mundo à sua volta. Essas capacidades aumentadas também favorecem o desenvolvimento cognitivo como um todo. Por isso é importante incentivarmos os adolescentes do CASACAP a participarem de atividades também fora do espaço comum deles. Além de ser nosso papel providenciar boas experiências de vida e de memórias afetivas.
Temos feito isso por meio de diversos passeios culturais como este do Concerto da OSB e, também, e nossa ida ao Museu do Arquiteto para o projeto Pipa Social, entre outros. Isso tem sido feito com o apoio de servos do CASACAP mas gostaríamos de ampliar o projeto, considerando que hoje para nós só está sendo possível proporcionar experiências culturais pra até 16 adolescentes, contamos com toda ajuda possível.
É importante para nós darmos acesso a esse tipo de atividade *visando o desenvolvimento do ser pensante deles*, a maior parte nunca tinha vivido uma experiência desse tipo e foi muito importante ver o efeito e inspiração que isso gerou neles. Contamos com vocês", finsliza Raíssa.
Somos gratos aos colaboradores, parceiros e monitores por viabilizarem essa atividade (ingressos, passagens e lanches).
Acompanhe o que nossos adolescentes estão fazendo no Instagram: IGNITE (@adolescentescasacap) • Fotos e vídeos do Instagram
Washington Campello é Administrador, Teólogo, Capelão. Presidente da CAHER - Capelania do RJ, Gestor Social do CASACAP e pastor de Adolescentes. Ele é membro do Conselho Pastoral da Primeira Igreja Batista do Recreio dos Bandeirantes.